Submissão de Resumos

Envie Seu Pôster!!

 

Resultados:

Datas importantes:

  • Envio do E-pôster PRORROGADO: 04 de Dezembro de 2018.

Normas para o envio de resumos de trabalho:

  • Para enviar o resumo, o congressista deverá entrar na página do VII COESA e cadastrar-se.
  • As submissões dos resumos serão realizadas exclusivamente online no sítio http://www.coesa2018.com.br.
  • Os trabalhos serão classificados em 04 (quatro) categorias e por áreas temáticas:
  • Categorias:
    • Ensino
    • Extensão
    • Pesquisa
      Obs: Em caso de pesquisa com seres humanos e experimentação animal, inserir, no item MÉTODOS da estrutura do trabalho, o número de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa.
    • Relato de experiência
  • Áreas temáticas:
    • Aplicações clínicas
    • Biomateriais
    • Biossegurança
    • Ciências básicas
    • Educação em saúde
    • Ensino
    • Epidemiologia
    • Gestão
    • Outra
    • Saúde pública
    • Segurança do paciente e bioética
  • Os textos de trabalhos acadêmicos científicos (ensino, pesquisa e extensão) terão estruturas diferentes dos textos de relatos de experiência.
  • O resumo simples de trabalhos acadêmicos científicos deverá ser informativo, estruturado (introdução; objetivos; métodos; resultados e discussão; conclusão ou considerações finais), com extensão mínima de 150 e máxima de 500 palavras, em parágrafo único e apresentar três (3) descritores.
  • O resumo expandido de trabalhos acadêmicos científicos deverá ser informativo, estruturado (introdução; objetivos; métodos; resultados e discussão; conclusão ou considerações finais e no máximo cinco (5) referências bibliográficas), com extensão mínima de 1000 e máxima de 1300 palavras em parágrafo único e apresentar três (3) descritores.
  • O relato de experiência deverá ser no formato de resumo expandido, informativo, estruturado (introdução; objetivos; descrição da experiência contendo: contexto, sujeitos envolvidos e principais etapas; resultados; conclusão ou considerações finais e no máximo cinco (5) referências bibliográficas) com extensão mínima de 1000 e máxima de 1300 palavras em parágrafo único e apresentar três (3) descritores.
  • Na plataforma de envio, os resumos devem ser submetidos de acordo com as regras abaixo:
  • Título: em letras maiúsculas.
  • Informações sobre os autores: nome completo, formação, titulação e a instituição de vínculo acadêmico/ profissional, conforme modelos (resumo simples trabalho acadêmico científicoresumo expandido trabalho acadêmico científicoresumo expandido relato de experiência).
  • O e-mail do autor correspondente (ou principal) deve ser inserido. É facultado ao autor que submeter o trabalho ser o autor principal.
  • Para os resumos simples, a totalidade de palavras do resumo incluirá o título, os nomes dos autores, a formação, a titulação e a instituição de vínculo acadêmico/profissional, o e-mail do autor correspondente e os descritores.
  • Para os resumos expandidos, a totalidade de palavras do resumo incluirá o título, os nomes dos autores, a formação, a titulação e a instituição de vínculo acadêmico/profissional, o e-mail do autor correspondente, os descritores e as referências bibliográficas.
  • Qualquer um dos autores inscritos, que tenha efetuado o pagamento via deposito bancário e esteja credenciado no evento pode apresentar o trabalho em forma de e-pôster/tema livre.
  • Cada trabalho deverá ter no máximo 5 (cinco) autores. No caso de autores discentes é obrigatória a participação de um orientador.
  • É permitida a submissão de até dois trabalhos por autor principal inscrito no congresso.
  • Cada pessoa inscrita poderá ser o autor principal de no máximo 2 (dois) trabalhos.
  • Os conteúdos dos trabalhos submetidos serão de responsabilidade do(s) autor(es).
  • É de responsabilidade do(s) autor(es) do(s) trabalho(s) o correto preenchimento da plataforma de envio.
  • Atentar para preencher em cada campo do sistema apenas o que for solicitado. O não cumprimento desta regra significará a não aprovação do(s) trabalho(s).
  • Para concorrer à premiação do e-pôster ou seleção ao tema livre, o formato do resumo será o EXPANDIDO.

-Para as citações textuais deve ser utilizado o sistema numérico de citação de autores conforme os modelos. As normas para referências bibliográficas devem ser conforme as Normas Vancouver. Serão reprovados os que não seguirem esta norma.

  • Ao submeter o(s) resumo(s), o(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do(s) mesmo(s) nos Anais do VII COESA. Todos os resumos aprovados serão publicados nos Anais do VII COESA.
  • Os conteúdos dos resumos são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores, bem como as opiniões neles expressas, que não refletem as do Instituto de Ciências da Saúde ou da Comissão Executiva do VII COESA.
  • Trabalhos que não atendam as regras de submissão não serão aceitos no evento. Uma vez o trabalho enviado não haverá possibilidade de reedição do trabalho. Exclusão até 48 horas.
  • Todos os certificados serão disponibilizados online no sítio do evento, por tempo limitado até que seja publicado o sítio do próximo COESA.
  • Avaliação dos resumos de trabalhos:
  • A avaliação dos resumos enviados será realizada por uma comissão constituída para essa finalidade. Para a avaliação serão levados em conta:
  • Estruturação e formatação do resumo
  • O conteúdo deve apresentar coerência teórica e metodológica, encadeamento lógico entre as partes do resumo, tornando a totalidade do texto consistente e compreensível para o leitor.
    • Não serão divulgadas as notas, assim como todo o conteúdo resultante do processo avaliativo dos trabalhos, tanto em caso de aprovação como de reprovação. Será assegurado o anonimato dos autores e avaliadores dos trabalhos.
    • Todos os trabalhos serão avaliados por três docentes.
    • Em caso de pesquisa com seres humanos e experimentação animal é obrigatório inserir o número de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa na seção de MÉTODOS.
  • Observações:
  • O texto deverá ser digitado de acordo com a norma culta e a nova ortografia da língua portuguesa.
  • Atentar para preencher em cada campo do sistema de submissão de trabalhos apenas o que for solicitado.
  • O(s) nome(s) do(s) autor(es) deve(m) ser preenchido(s) de forma correta nesta plataforma de envio (tanto a grafia quanto a ordem de autoria), pois será(ão) utilizado(s) para a confecção do(s) certificado(s).
  • Não serão aceitos quaisquer pedidos de correção relacionados à autoria após o término do período de submissão.
  •  É de responsabilidade dos autores dos resumos a revisão textual completa.
  • Será motivo de desclassificação a identificação dos autores nos campos da estrutura do resumo.

FORMAS DE APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS APROVA-DOS:

  • Temas Livres:
  • Serão selecionados 05 (cinco) resumos expandidos, por categoria, que obtiverem as maiores notas, para compor mesas multidisciplinares. As apresentações orais terão duração máxima de dez minutos por trabalho.
  • Os trabalhos selecionados para Temas Livres não serão apresentados sob a forma de e-pôster.
  • E-Pôster:
  • Resumos Expandidos:
  • Serão apresentados na forma de pôster eletrônico (e-pôster) por meio de telas digitais de 32″ disponibilizadas nas sessões montadas no evento para este fim.
  • As apresentações serão avaliadas durante as sessões que ocorrerão no período de 11 a 13/12/2018 (vide programação).
  • A avaliação dos e-pôsteres será realizada nas sessões de e-pôsteres devendo o autor responsável pela apresentação permanecer ao lado da TV que armazenará seu trabalho.
  • Resumos Simples
  • Não serão apresentados, ficarão disponíveis para visita em uma TV separada.
  • O horário de visita desses e-pôsteres será diariamente das 08h às 12h e de 14h às 18h.

NORMAS DE FORMATAÇÃO DE E-PÔSTER:

  • O e-pôster será na forma de slide único, conforme modelo (Baixe o modelo aqui).
  • O autor deve baixar o modelo e utilizar o Microsoft PowerPoint para Windows para fazer a edição.
  • A fonte é a Calibri e o tamanho pode ser ajustado, devendo ficar com no mínimo 48 para as seções principais. Cabeçalhos e rodapés de figuras, bem como as referências podem ficar em um tamanho menor, como mostra o modelo. As dimensões do modelo não devem ser alteradas. 
  • Quando finalizada a edição, salvar da seguinte maneira:
    • clicar em “Arquivo”
    • escolher “Salvar como”
    • em “Nome do arquivo”, digitar o código do trabalho (EX: PES999)
    • em “Tipo do arquivo”, escolher Formato JPEG (*.jpg)
    • clicar no botão “Salvar” (o nome do arquivo deve ficar assim: PES999.jpg).
    • enviar o arquivo pelo site do VII COESA.
  • Obs:
    • Os arquivos JPEG não devem ser redimensionados, pois arquivos redimensionados não são compatíveis com os aparelhos de TV do COESA.
    • Arquivos JPEG gerados em outros aplicativos que não seja o Microsoft PowerPoint para Windows não são compatíveis com os aparelhos de TV do COESA.
    • Arquivos não compatíveis com a tecnologia descrita nas normas do COESA não concorrerão à premiação.
  • Os autores têm até o dia 04/12/2018 para enviar o arquivo JPG.
  • O título deverá ser o mesmo utilizado no resumo aprovado. Abaixo do título e, com letras menores, devem aparecer os nomes dos autores e a instituição.
  • Não serão avaliados os e-pôsteres que estiverem diferentes do padrão apresentado no modelo (link abaixo) e sem o “código do resumo” no cabeçalho do e-pôster.
  •  Verificar o local destinado à colocação do “código do resumo” no modelo de e-pôster. Exemplo de “código de resumo”: EXT001.
  • O material a ser apresentado durante o Congresso deve ser substancialmente semelhante àquele descrito no resumo. Em particular, o título, autores e conteúdo devem ser idênticos aos dos resumos aprovados. Podem ser incluídas figuras e tabelas.

AVALIAÇÃO PARA PREMIAÇÃO DO E-PÔSTER:

  • Será realizada por uma Comissão que levará em conta:
  • A coerência com o tema do evento do VII COESA;
  • A relevância do tema;
  • Metodologia científica utilizada e sua adequação ao trabalho;
  • Clareza e correção da linguagem;
  • Conclusões e aplicabilidade prática;
  • Apresentação visual e/ou apresentação oral.

PREMIAÇÃO:

  • Temas Livres:
  • A premiação será em certificação para todos os trabalhos selecionados para apresentação como Tema Livre.
  • E-Pôsteres:
  • A premiação será em certificação para os três melhores trabalhos de cada categoria (ensino, extensão, pesquisa e relato de experiência).
  • III Concurso de Fotografia da Extensão do ICS (edital a ser divulgado no site do evento):
    • A premiação será em certificação para as três (3) fotografias mais curtidas no perfil do Facebook do Concurso.

ENTREGA DE BRINDES

A Comissão Executiva do VII COESA poderá entregar, além das premiações em certificações, brindes para os autores dos melhores trabalhos de Temas Livres, E-pôster e Concurso de Fotografia da Extensão do ICS.